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O Plano
Rotativo de Recreação Orientada – PRRO é um instrumento
de simples aplicação por pessoas que passam algum período
com crianças, como mães, avós, babás ou crecheiras.
Ao brincarmos com as crianças, temos a tendência de ensiná-las
coisas que conhecemos e gostamos. Mas qual será a aptidão
da criança? Como ajudá-la a desenvolvê-la? Ao usarmos
dia após dia as atividades sugeridas pelo PRRO, damos a cada criança
a oportunidade de desenvolver suas próprias aptidões e ainda
outras. Possibilitamos, assim, o surgimento de gerações futuras
saudáveis e que superam a nossa.
O PRRO foi desenvolvido por (titulações em 1976):
- Maria Lúcia F. Cavalcanti – Nutricionista, Mestre em Saúde
Pública, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde
Pública, USP;
- Denise Giacomo – Nutricionista em Saúde Pública, Departamento
de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP;
- Ana Maria de Oliveira – Estudante de Psicologia, 7º. Semestre,
Sociedade Civil de Educação “São Marcos”;
- Prof. Yaro Ribeiro Gandra – Catedrático de Nutrição
e Higiene Alimentar, Chefe do Departamento de Nutrição, Faculdade
de Saúde Pública, USP.
“As atividades
de recreação sugeridas no Plano são simples, exigem
recursos mínimos para sua execução e podem ser desenvolvidos
com a criança, na escola, tanto por professores, quanto por mães
após treinamento prévio.
“DAS ESTRUTURAS DO PLANO
Embora o desenvolvimento psicomotor da criança seja indiviso, uno,
como todo o ser integrado infantil, no Plano Rotativo de Recreação
Orientada esse desenvolvimento foi dividido em seis Áreas tão
somente para fins didáticos e no sentido de facilitar a compreensão.
Essa áreas são:
. cognitiva
. conhecimento social
. linguagem e vocabulário
. perceptiva
. motora
. expressão social
A cada uma dessas áreas correspondem objetivos a serem alcançados;
para consecução dos objetivos propostos, foram sugeridas atividades
específicas.”
“COGNITIVA
A cognição diz respeito aos ‘processos mentais superiores’,
isto é, às funções envolvidas na compreensão
e tratamento do mundo que nos cerca: percepção linguagem,
formação de conceitos, abstração, resolução
de problemas, inteligência e pensamento.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para reconhecer os
sólidos e formas geométricas.
Sugestões de atividades
1.1 – Recortes, colagens, encaixes, dobraduras, modelagem, manipulação
de objetos de diferentes formas geométricas, associando corretamente
o nome à forma.
2. Dar à criança condições para desenvolver
as noções de conjunto, semelhanças e diferenças.
Sugestões de atividades
2.1 – Agrupar e separar flores de folhas, palitos de pedrinhas, ...
2.2 – Formar conjuntos com elementos da natureza ou com as próprias
crianças do CEAPE.
2.3 – Manipular objetos variados, de diferentes formas, tamanhos,
cores, ...
(Dar preferência a material familiar a criança: feijões,
bolinhas, palitos,
figurinhas, carrinhos).
3. Dar a criança condições para diferenciar e comparar
quantidades.
Sugestões de atividades
3.1 – Contar pedrinhas.
3.2 – Exercícios com material sensorial, comparando e diferenciando
quantidades em termos: mais que, menos que, pouco, muito.
4. Dar a criança condições para desenvolver as noções
de tempo e de espaço e suas respectivas medidas.
Sugestões de atividades
4.1 – Desenhos, colagens,dramatização e conversação
dirigida com temas relacionados a: perto/longe; antes/depois; presente,
passado e futuro: diferentes horas do dia.
4.2 – Roda cantada.”
4.3 –“ Tomada de medidas ( das crianças, de salas, objetos,
...; utilizando recursos variados – barbante, pedaços de madeira,
...).
5. Dar a criança condições para identificar na natureza
os seres animados e inanimados.
Sugestões de atividades
5.1 – Observar a natureza, identificando os seres animados e inanimados.
5.2 – Coleta de materiais diversos, seguida de uma adequada classificação.
5.3 – Conversas, desenhos, recortes, colagens , relativos ao tema.
6. Dar a criança condições para familiarizar-se com
a partes do corpo humano e suas funções.
Sugestões de atividades
6.1 – Desenhos, recortes, estórias, canto.
6.2 – Apontar e nomear as diferentes partes do corpo humano.
CONHECIMENTO SOCIAL
O homem nasce e vive em uma sociedade, a qual dita normas e padrões
que dirigem o comportamento humano para uma melhor interação
entre os indivíduos que vivem em uma determinada comunidade.
A socialização vem a ser a internalização desses
modelos de comportamento padronizados socialmente e ocorre através
de interação entre adultos e crianças e das crianças
entre si.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para identificar
a função social da família e os papéis específicos
de cada um de seus elementos.
Sugestões de atividades
1.1 – Dramatização.
1.2 – Desenhos, recortes e colagens referentes ao tema.
2. Dar à criança condições para conhecer os
principais recursos da região.
Sugestões de atividades
2.1 – Conversação orientada.
2.2 – Dramatização sobre o tema.
3. Dar à criança condições para identificar
as semelhanças e diferenças entre a vida rural e urbana.
Sugestões de atividades
3.1 – Estórias.
3.2 – Gravuras.
3.3 – Passeios.
4. Dar à criança condições para desenvolver
melhores práticas de saúde e alimentação.
Sugestões de atividades
4.1 – Estórias.
4.2 – Gravuras.
4.3 – Declamação.
4.4 – Canto.
4.5 – Formação e manutenção de hortas.
LINGUAGEM E VOCABULÁRIO
A linguagem é muito importante no desenvolvimento de uma criança
pois constitui a base de toda a comunicação social.
A aquisição de palavras é essencial para a abstração
e formação de conceitos e para quase todos os processos de
aprendizagem e mentais, como o pensamento, o planejamento, o raciocínio,
a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.
O desenvolvimento da linguagem inicia-se por volta dos 2 meses de vida da
criança, quando esta começa a emitir seus primeiros sons guturais
(gorgeios), diferentes do choro.
Aos três meses já pode repetir e modificar os sons que produz.
Aos oito meses, aproximadamente, é capaz de aprender palavras simples
como “dá”, “papá”, “mamãe”,
etc.
A criança começa a entender a linguagem (a elaborar associações
significativas entre as palavras e o que elas representam) no final do primeiro
ano e profere a sua primeira palavra, em média, por volta do 1º.
Aniversário. No período de 2 a 3 meses que segue à
aquisição das primeiras palavras, o progresso da linguagem
é lento, pois a criança parece concentrar-se no domínio
das capacidades motoras, como andar, e na exploração.
Durante esse período seu vocabulário passa para cerca de 200
palavras. O essencial da estrutura lingüística está estabelecido
no final do 2º. ano de vida.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para utilizar a linguagem
como meio de comunicação.
Sugestões de atividades
1.1. – Conversas informais.
1.2. – Realização de trabalho em grupo, para que as
crianças percebam a importância da comunicação
na execução das atividades proposta.
1.3. – Exercícios de ordem e recados
(Pedir para a criança dar ou transmitir ordens ou recados às
outras crianças).
2. Dar à criança condições para desenvolver
e ampliar o vocabulário.
Sugestões de atividades
2.1. – ‘Hora da novidade’
A ‘hora da novidade’ tem como objetivo dar à criança
oportunidade de
expressar-se com clareza e correção. Uma criança é
escolhida com
antecedência para apresentar a sua “novidade”, que poderá
ser um
objeto, um brinquedo ou um animalzinho de estimação.”
2.2. – “Nomear, descrever, dialogar sobre os objetos e situações
de CEAPE.
3. Dar à criança condições para utilizar a linguagem
como meio de expressão e ampliação do pensamento.
Sugestões de atividades
3.1. – Estórias elaboradas e verbalizadas pela criança,
mediante tema livre
ou trazido pela professora.
3.2. – Conversar orientadas no sentido da criança exprimir
verbalmente seus
desejos e necessidades.
4. Dar à criança condições para desenvolver
a linguagem abstrata, levando a formação de conceitos.
Sugestões de atividades
4.1. – Pantomima.
A pantomima é a dramatização que a criança faz
sem dizer palavras. Manifesta o pensamento e as idéias através
de gestos, ações e expressão do rosto.”
“PERCEPTIVA
Sensação é o conhecimento do mundo exterior através
dos órgãos dos sentidos isto é, são as impressões
que recebemos através da audição, da visão,
do olfato, do paladar e do tato.
A percepção vem a ser a discriminação dessas
sensações. É a forma como recebemos os estímulos
externos e internos. É o resultado de uma excitação
nos organismos sensoriais e envolve certa elaboração mental.
As percepções do recém-nascido são, quando comparadas
com as do adulto, difusas e desorganizadas. Ainda assim, mesmo nos primeiros
5 meses um bebê é capaz de perceber a profundidade e de distinguir
uma figura de fundo, padrões simples e complexos, rostos amigos ou
hostis.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para desenvolver
a percepção sensorial, diferenciando estímulos visuais,
sonoros, táteis, gustativos e olfativos.
Sugestões de atividades
1.1. – Identificar objetos, cores, formas, tamanhos, sons, texturas,
etc, pesquisando-os no meio ambiente.
1.2. – Exercício de gravuras com a proposição:
‘se eu estivesse nesse lugar, estaria sentindo ...’
1.3. – Jogos.
Exemplo: Que foi isto?” “ Ou Discriminação de
Cores”
2. “Dar à criança condições para desenvolver
a organização e orientação espacial e temporal.
Sugestões de atividades
2.1. – Jogos com ordens para dirigir-se a locais pré-combinados.
Exemplo: uma palma corre para a porta (três ordens no máximo).
Obs.: As ordens dos jogos devem ser dadas, ora individualmente, ora coletivamente,
para que as crianças se acostumem a seguir ordens, também
coletivamente.
2.2. – Jogos com ordens, utilizando os conceitos de: perto/longe;
à frente/atrás; dentro/fora; em cima/embaixo; etc.
2.3. – Roda cantada, ou não, onde as crianças virem
ora para a direita, ora para a esquerda.
2.4. – Organização de filas pelas crianças, seguindo
instruções da professora.
2.5. – Mímica – As crianças representam através
de gestos, atividades diárias comuns, relacionadas às diferentes
horas do dia.
3. Dar à criança condições para desenvolver
a capacidade de atenção e concentração.
Sugestões de atividades
3.1. – Reprodução e interpretação de estórias.
3.2. – Exercícios de repetição.
Exemplo: repetir sons ou ruídos, de olhos fechados; repetir frases
curtas; repetir palavras.
3.3. – Jogos.
Exemplo: ‘Lenço-atrás’
MOTORA
Deve-se considerar de início que é impossível dissociar
o desenvolvimento motor do intelectual, uma vez que ambos estão intimamente
ligados. Do ponto de vista evolutivo, nas primeiras etapas, o desenvolvimento
motor é o mais flagrante. Este se faz a partir de movimentos globais,
maciços e descoordenados, evoluindo para movimentos cada vez mais
finos e à aquisição da postura ereta.
O desenvolvimento motor engloba os seguintes aspectos:
- coordenação motora geral
- motricidade fina
- equilíbrio
- ritmo
- agilidade, destreza, resistência física
- esquema corporal.”
“A criança que tiver esta integração completa
terá muito mais possibilidades de ser ajustada e bem sucedida tanto
do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para desenvolver
a coordenação motora geral, motricidade fina e equilíbrio.
Sugestões de atividades
– Coordenação Motora Geral:
1.1. –- Exercícios físicos
- jogos com bola
- jogos com corda
- jogos com ordens para assumir diferentes posições
1.2.– Dramatizações: animais, pessoas andando na lama,
na chuva,
carregando pacotes leves e pesados, etc.
– Coordenação Motora Fina:
1.3. – Exercícios físicos
- fazer movimentos com as mãos. Com os dedos, com os pés,
seguindo orientação da professora
1.4. – Jogos de encaixe, de empilhar, de enfiar, de construção,
quebra-cabeça, etc.
1.5. – Desenho livre com lápis de cera, giz, vela, lápis
de cor e lápis preto (ir reduzindo o tamanho do papel).
1.6. – Colagens:
– com recorte a dedo e à tesoura
– com papéis ou objetos pequenos (grãos de fósforos,
etc).
1.7. – trabalhos com barro.
– Equilíbrio:
1.8. – Andar na linha (linhas curvas, quebradas, sinuosas)
1.9. – Andar equilibrando coisa
1.10 – Andar para trás
1.11 – Atravessar a sala pulando em um pé só.
2. Dar à criança condições para desenvolver
a noção de esquema corporal.
Sugestões de atividades
2.1. – Exercícios com partes do corpo.
2.2. – Jogos imitativos
Exemplo: - Técnica do espelho: - a professora coloca-se à
frente das crianças e realiza os movimentos, levando-as a imitá-la.
2.3. – Contornar o corpo de uma criança com giz na lousa e
pedir que se coloque as partes que estão faltando (ex.: boca, orelha,
olhos, etc.).
2.4. – Levar a criança, de olhos fechados, a apontar onde estão
localizadas as partes do corpo. (ex.: braço, nariz, joelho, etc.).
3. Dar à criança condições para desenvolver
o ritmo.
Sugestões de atividades
3.1. – Ginástica ritmada
- com música
- com palmas
- com bolas
3.2. – Espelho Rítmico
- sentar as crianças no chão em círculo.”
“Bater um ritmo, repetindo-o várias vezes, até o grupo
bater junto.”
3.3 – “Cantos, com gestos imitativos.
4. Dar à criança condições para desenvolver
a agilidade, destreza e resistência física.
Sugestões de atividades
4.1. – Jogos competitivos
- jogos com bolas.
4.2. – Brincadeiras ao ar livre.
Expressão Social
Por expressão social entendemos a maneira como a criança se
comporta frente a determinadas situações, ou seja, são
as atitudes de cada criança no desempenho de atividades isoladas
ou de interação.
À medida que a criança vai entrando em contato com as experiências
da vida, interagindo com adultos e crianças, vai adquirindo padrões
de comportamento, posições e papéis que assumirá
frente a sociedade.”
“Objetivos
1. Dar à criança condições para sentir-se aceita
e compreendida tal como é, nos sentimentos que manifesta (auto-estima).
Sugestões de atividades
1.1. – Pinturas e Desenhos Livres.
1.2. – Conversas informais.
1.3. – Dramatização.
2. Dar à criança condições para realizar novas
experiências, de acordo com sua pr´pria vontade (criatividade).
Sugestões de atividades
2.1. – Complementação de frases ou versos.
2.2. – Atividades livres.
2.3. – Desenhos, recortes e colagens livres.
3. Dar à criança condições para tornar-se mais
confiante em si mesma, aprendendo a se conduzir (auto-confiança).
Sugestões de atividades
3.1. – Rodízio de responsabilidades que envolvam tarefas individuais
de limpeza, ordem, etc. entre as crianças do CEAPE.
3.2. – Pinturas, desenhos, recortes e colagens livres.
4. Dar à criança condições para reconhecer a
importância da cooperação em situações
de grupo.
Sugestões de atividades
4.1. – Tarefas em grupo
- Pintura, desenho, colagem, quebra-cabeça, etc.
4.2. – Jogos competitivos em equipes
- de mesa / ao ar livre.”