
Referências
Plano Rotativo de Recreação Orientada
Referência bibliográfica: CAVALCANTI, M.L.F. et al. Plano rotativo de recreação orientada. Bol. Ofic. OMEP, Rio de Janeiro, (3) :5-10, maio/jun. 1976.
O Plano Rotativo de Recreação Orientada – PRRO é um instrumento de simples aplicação por pessoas que passam algum período com crianças, como mães, avós, babás ou crecheiras. Ao brincarmos com as crianças, temos a tendência de ensiná-las coisas que conhecemos e gostamos. Mas qual será a aptidão da criança? Como ajudá-la a desenvolvê-la? Ao usarmos dia após dia as atividades sugeridas pelo PRRO, damos a cada criança a oportunidade de desenvolver suas próprias aptidões e ainda outras. Possibilitamos, assim, o surgimento de gerações futuras saudáveis e que superam a nossa. O PRRO foi desenvolvido por (titulações em 1976):
- Maria Lúcia F. Cavalcanti – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP;
- Denise Giacomo – Nutricionista em Saúde Pública, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP;
- Ana Maria de Oliveira – Estudante de Psicologia, 7º. Semestre, Sociedade Civil de Educação “São Marcos”;
- Prof. Yaro Ribeiro Gandra – Catedrático de Nutrição e Higiene Alimentar, Chefe do Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP.
As atividades de recreação sugeridas no Plano são simples, exigem recursos mínimos para sua execução e podem ser desenvolvidos com a criança, na escola, tanto por professores, quanto por mães após treinamento prévio.
DAS ESTRUTURAS DO PLANO
Embora o desenvolvimento psicomotor da criança seja indiviso, uno, como todo o ser integrado infantil, no Plano Rotativo de Recreação Orientada esse desenvolvimento foi dividido em seis Áreas tão somente para fins didáticos e no sentido de facilitar a compreensão. Essa áreas são:
- cognitiva
- conhecimento social
- linguagem e vocabulário
- perceptiva
- motora
- expressão social A cada uma dessas áreas correspondem objetivos a serem alcançados; para consecução dos objetivos propostos, foram sugeridas atividades específicas.
Cognitiva
A cognição diz respeito aos ‘processos mentais superiores’, isto é, às funções envolvidas na compreensão e tratamento do mundo que nos cerca: percepção linguagem, formação de conceitos, abstração, resolução de problemas, inteligência e pensamento.
Objetivos
- Dar à criança condições para reconhecer os sólidos e formas geométricas.
Sugestões de atividades:
- Recortes, colagens, encaixes, dobraduras, modelagem, manipulação de objetos de diferentes formas geométricas, associando corretamente o nome à forma.
- Dar à criança condições para desenvolver as noções de conjunto, semelhanças e diferenças.
Sugestões de atividades
- Agrupar e separar flores de folhas, palitos de pedrinhas, …
- Formar conjuntos com elementos da natureza ou com as próprias crianças do CEAPE.
- Manipular objetos variados, de diferentes formas, tamanhos, cores, … (Dar preferência a material familiar a criança: feijões, bolinhas, palitos, figurinhas, carrinhos).
- Dar a criança condições para diferenciar e comparar quantidades.
Sugestões de atividades
- Contar pedrinhas.
- Exercícios com material sensorial, comparando e diferenciando quantidades em termos: mais que, menos que, pouco, muito.
- Dar a criança condições para desenvolver as noções de tempo e de espaço e suas respectivas medidas.
Sugestões de atividades
- Desenhos, colagens,dramatização e conversação dirigida com temas relacionados a: perto/longe; antes/depois; presente, passado e futuro: diferentes horas do dia.
- Roda cantada.
- Tomada de medidas ( das crianças, de salas, objetos, …; utilizando recursos variados – barbante, pedaços de madeira, …).
- Dar a criança condições para identificar na natureza os seres animados e inanimados.
Sugestões de atividades
- Observar a natureza, identificando os seres animados e inanimados.
- Coleta de materiais diversos, seguida de uma adequada classificação.
- Conversas, desenhos, recortes, colagens , relativos ao tema.
- Dar a criança condições para familiarizar-se com a partes do corpo humano e suas funções.
Sugestões de atividades
- Desenhos, recortes, estórias, canto.
- Apontar e nomear as diferentes partes do corpo humano.
Conhecimento Social
O homem nasce e vive em uma sociedade, a qual dita normas e padrões que dirigem o comportamento humano para uma melhor interação entre os indivíduos que vivem em uma determinada comunidade.
A socialização vem a ser a internalização desses modelos de comportamento padronizados socialmente e ocorre através de interação entre adultos e crianças e das crianças entre si.
Objetivos
- Dar à criança condições para identificar a função social da família e os papéis específicos de cada um de seus elementos.
Sugestões de atividades
- Dramatização.
- Desenhos, recortes e colagens referentes ao tema.
- Dar à criança condições para conhecer os principais recursos da região.
Sugestões de atividades
- Conversação orientada.
- Dramatização sobre o tema.
- Dar à criança condições para identificar as semelhanças e diferenças entre a vida rural e urbana.
Sugestões de atividades
- Estórias.
- Gravuras.
- Passeios.
- Dar à criança condições para desenvolver melhores práticas de saúde e alimentação.
Sugestões de atividades
- Estórias.
- Gravuras.
- Declamação.
- Canto.
- Formação e manutenção de hortas.
Linguagem e Vocabulário
A linguagem é muito importante no desenvolvimento de uma criança pois constitui a base de toda a comunicação social.
A aquisição de palavras é essencial para a abstração e formação de conceitos e para quase todos os processos de aprendizagem e mentais, como o pensamento, o planejamento, o raciocínio, a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.
O desenvolvimento da linguagem inicia-se por volta dos 2 meses de vida da criança, quando esta começa a emitir seus primeiros sons guturais (gorgeios), diferentes do choro.
Aos três meses já pode repetir e modificar os sons que produz.
Aos oito meses, aproximadamente, é capaz de aprender palavras simples como “dá”, “papá”, “mamãe”, etc.
A criança começa a entender a linguagem (a elaborar associações significativas entre as palavras e o que elas representam) no final do primeiro ano e profere a sua primeira palavra, em média, por volta do 1º. Aniversário. No período de 2 a 3 meses que segue à aquisição das primeiras palavras, o progresso da linguagem é lento, pois a criança parece concentrar-se no domínio das capacidades motoras, como andar, e na exploração.
Durante esse período seu vocabulário passa para cerca de 200 palavras. O essencial da estrutura lingüística está estabelecido no final do 2º. ano de vida.
Objetivos
- Dar à criança condições para utilizar a linguagem como meio de comunicação.
Sugestões de atividades
- Conversas informais.
- Realização de trabalho em grupo, para que as crianças percebam a importância da comunicação na execução das atividades proposta.
- Exercícios de ordem e recados (Pedir para a criança dar ou transmitir ordens ou recados às outras crianças).
- Dar à criança condições para desenvolver e ampliar o vocabulário.
Sugestões de atividades
- ‘Hora da novidade’ A ‘hora da novidade’ tem como objetivo dar à criança oportunidade de expressar-se com clareza e correção. Uma criança é escolhida com antecedência para apresentar a sua novidade”, que poderá ser um objeto, um brinquedo ou um animalzinho de estimação.
- Nomear, descrever, dialogar sobre os objetos e situações de CEAPE.
- Dar à criança condições para utilizar a linguagem como meio de expressão e ampliação do pensamento.
Sugestões de atividades
- Estórias elaboradas e verbalizadas pela criança, mediante tema livre ou trazido pela professora.
- Conversar orientadas no sentido da criança exprimir verbalmente seus desejos e necessidades.
- Dar à criança condições para desenvolver a linguagem abstrata, levando a formação de conceitos.
Sugestões de atividades
- Pantomima. A pantomima é a dramatização que a criança faz sem dizer palavras. Manifesta o pensamento e as idéias através de gestos, ações e expressão do rosto.
Perceptiva
Sensação é o conhecimento do mundo exterior através dos órgãos dos sentidos isto é, são as impressões que recebemos através da audição, da visão, do olfato, do paladar e do tato.
A percepção vem a ser a discriminação dessas sensações. É a forma como recebemos os estímulos externos e internos. É o resultado de uma excitação nos organismos sensoriais e envolve certa elaboração mental.
As percepções do recém-nascido são, quando comparadas com as do adulto, difusas e desorganizadas. Ainda assim, mesmo nos primeiros 5 meses um bebê é capaz de perceber a profundidade e de distinguir uma figura de fundo, padrões simples e complexos, rostos amigos ou hostis.
Objetivos
- Dar à criança condições para desenvolver a percepção sensorial, diferenciando estímulos visuais, sonoros, táteis, gustativos e olfativos.
Sugestões de atividades
- Identificar objetos, cores, formas, tamanhos, sons, texturas, etc, pesquisando-os no meio ambiente.
- Exercício de gravuras com a proposição: ‘se eu estivesse nesse lugar, estaria sentindo …’
- Jogos.
- Exemplos: “Que foi isto?” ou “Discriminação de Cores”
- Dar à criança condições para desenvolver a organização e orientação espacial e temporal.
Sugestões de atividades
- Jogos com ordens para dirigir-se a locais pré-combinados.
- Exemplo: uma palma corre para a porta (três ordens no máximo).
- Obs.: As ordens dos jogos devem ser dadas, ora individualmente, ora coletivamente, para que as crianças se acostumem a seguir ordens, também coletivamente.
- Jogos com ordens, utilizando os conceitos de: perto/longe; à frente/atrás; dentro/fora; em cima/embaixo; etc.
- Roda cantada, ou não, onde as crianças virem ora para a direita, ora para a esquerda.
- Organização de filas pelas crianças, seguindo instruções da professora.
- Mímica – As crianças representam através de gestos, atividades diárias comuns, relacionadas às diferentes horas do dia.
- Jogos com ordens para dirigir-se a locais pré-combinados.
- Dar à criança condições para desenvolver a capacidade de atenção e concentração.
Sugestões de atividades
- Reprodução e interpretação de estórias.
- Exercícios de repetição.
- Exemplo: repetir sons ou ruídos, de olhos fechados; repetir frases curtas; repetir palavras.
- Jogos.
- Exemplo: ‘Lenço-atrás’
Motora
Deve-se considerar de início que é impossível dissociar o desenvolvimento motor do intelectual, uma vez que ambos estão intimamente ligados. Do ponto de vista evolutivo, nas primeiras etapas, o desenvolvimento motor é o mais flagrante. Este se faz a partir de movimentos globais, maciços e descoordenados, evoluindo para movimentos cada vez mais finos e à aquisição da postura ereta.
O desenvolvimento motor engloba os seguintes aspectos:
- coordenação motora geral
- motricidade fina
- equilíbrio
- ritmo
- agilidade, destreza, resistência física
- esquema corporal.
“A criança que tiver esta integração completa terá muito mais possibilidades de ser ajustada e bem sucedida tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente.”
Objetivos
- Dar à criança condições para desenvolver a coordenação motora geral, motricidade fina e equilíbrio.
Sugestões de atividades
- Coordenação Motora Geral:
- Exercícios físicos
- jogos com bola
- jogos com corda
- jogos com ordens para assumir diferentes posições
- Dramatizações: animais, pessoas andando na lama, na chuva, carregando pacotes leves e pesados, etc.
- Exercícios físicos
- Coordenação Motora Fina:
- Exercícios físicos
- fazer movimentos com as mãos. Com os dedos, com os pés, seguindo orientação da professora
- Jogos de encaixe, de empilhar, de enfiar, de construção, quebra-cabeça, etc.
- Desenho livre com lápis de cera, giz, vela, lápis de cor e lápis preto (ir reduzindo o tamanho do papel).
- Colagens:
- com recorte a dedo e à tesoura
- com papéis ou objetos pequenos (grãos de fósforos, etc).
- Trabalhos com barro.
- Exercícios físicos
- Equilíbrio:
- Andar na linha (linhas curvas, quebradas, sinuosas)
- Andar equilibrando coisa
- Andar para trás
- Atravessar a sala pulando em um pé só.
- Coordenação Motora Geral:
- Dar à criança condições para desenvolver a noção de esquema corporal.
Sugestões de atividades
- Exercícios com partes do corpo.
- Jogos imitativos Exemplo: - Técnica do espelho: - a professora coloca-se à frente das crianças e realiza os movimentos, levando-as a imitá-la.
- Contornar o corpo de uma criança com giz na lousa e pedir que se coloque as partes que estão faltando (ex.: boca, orelha, olhos, etc.).
- Levar a criança, de olhos fechados, a apontar onde estão localizadas as partes do corpo. (ex.: braço, nariz, joelho, etc.).
- Dar à criança condições para desenvolver o ritmo.
Sugestões de atividades
- Ginástica ritmada
- com música
- com palmas
- com bolas
- Espelho Rítmico
- sentar as crianças no chão em círculo. “Bater um ritmo, repetindo-o várias vezes, até o grupo bater junto.”
- Cantos, com gestos imitativos.
- Ginástica ritmada
- Dar à criança condições para desenvolver a agilidade, destreza e resistência física.
Sugestões de atividades
- Jogos competitivos
- jogos com bolas.
- Brincadeiras ao ar livre.
- Jogos competitivos
Expressão Social
Por expressão social entendemos a maneira como a criança se comporta frente a determinadas situações, ou seja, são as atitudes de cada criança no desempenho de atividades isoladas ou de interação.
À medida que a criança vai entrando em contato com as experiências da vida, interagindo com adultos e crianças, vai adquirindo padrões de comportamento, posições e papéis que assumirá frente a sociedade.
Objetivos
- Dar à criança condições para sentir-se aceita e compreendida tal como é, nos sentimentos que manifesta (auto-estima).
Sugestões de atividades
- Pinturas e Desenhos Livres.
- Conversas informais.
- Dramatização.
- Dar à criança condições para realizar novas experiências, de acordo com sua pr´pria vontade (criatividade).
Sugestões de atividades
- Complementação de frases ou versos.
- Atividades livres.
- Desenhos, recortes e colagens livres.
- Dar à criança condições para tornar-se mais confiante em si mesma, aprendendo a se conduzir (auto-confiança).
Sugestões de atividades
- Rodízio de responsabilidades que envolvam tarefas individuais de limpeza, ordem, etc. entre as crianças do CEAPE.
- Pinturas, desenhos, recortes e colagens livres.
- Dar à criança condições para reconhecer a importância da cooperação em situações de grupo.
Sugestões de atividades
- Tarefas em grupo
- Pintura, desenho, colagem, quebra-cabeça, etc.
- Jogos competitivos em equipes
- de mesa / ao ar livre.
- Tarefas em grupo
Maria Lúcia F. Cavalcanti
REFERÊNCIA
publicação recreação criança