Plano Rotativo de Recreação Orientada

Referências

Plano Rotativo de Recreação Orientada

A criança que tiver esta integração completa terá muito mais possibilidades de ser ajustada e bem sucedida tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente.

Referência bibliográfica: CAVALCANTI, M.L.F. et al. Plano rotativo de recreação orientada. Bol. Ofic. OMEP, Rio de Janeiro, (3) :5-10, maio/jun. 1976.

O Plano Rotativo de Recreação Orientada – PRRO é um instrumento de simples aplicação por pessoas que passam algum período com crianças, como mães, avós, babás ou crecheiras. Ao brincarmos com as crianças, temos a tendência de ensiná-las coisas que conhecemos e gostamos. Mas qual será a aptidão da criança? Como ajudá-la a desenvolvê-la? Ao usarmos dia após dia as atividades sugeridas pelo PRRO, damos a cada criança a oportunidade de desenvolver suas próprias aptidões e ainda outras. Possibilitamos, assim, o surgimento de gerações futuras saudáveis e que superam a nossa. O PRRO foi desenvolvido por (titulações em 1976):

  • Maria Lúcia F. Cavalcanti – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP;
  • Denise Giacomo – Nutricionista em Saúde Pública, Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP;
  • Ana Maria de Oliveira – Estudante de Psicologia, 7º. Semestre, Sociedade Civil de Educação “São Marcos”;
  • Prof. Yaro Ribeiro Gandra – Catedrático de Nutrição e Higiene Alimentar, Chefe do Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, USP.

As atividades de recreação sugeridas no Plano são simples, exigem recursos mínimos para sua execução e podem ser desenvolvidos com a criança, na escola, tanto por professores, quanto por mães após treinamento prévio.

DAS ESTRUTURAS DO PLANO

Embora o desenvolvimento psicomotor da criança seja indiviso, uno, como todo o ser integrado infantil, no Plano Rotativo de Recreação Orientada esse desenvolvimento foi dividido em seis Áreas tão somente para fins didáticos e no sentido de facilitar a compreensão. Essa áreas são:

  • cognitiva
  • conhecimento social
  • linguagem e vocabulário
  • perceptiva
  • motora
  • expressão social A cada uma dessas áreas correspondem objetivos a serem alcançados; para consecução dos objetivos propostos, foram sugeridas atividades específicas.

Cognitiva

A cognição diz respeito aos ‘processos mentais superiores’, isto é, às funções envolvidas na compreensão e tratamento do mundo que nos cerca: percepção linguagem, formação de conceitos, abstração, resolução de problemas, inteligência e pensamento.

Objetivos

  1. Dar à criança condições para reconhecer os sólidos e formas geométricas. Sugestões de atividades:
    1. Recortes, colagens, encaixes, dobraduras, modelagem, manipulação de objetos de diferentes formas geométricas, associando corretamente o nome à forma.
  2. Dar à criança condições para desenvolver as noções de conjunto, semelhanças e diferenças. Sugestões de atividades
    1. Agrupar e separar flores de folhas, palitos de pedrinhas, …
    2. Formar conjuntos com elementos da natureza ou com as próprias crianças do CEAPE.
    3. Manipular objetos variados, de diferentes formas, tamanhos, cores, … (Dar preferência a material familiar a criança: feijões, bolinhas, palitos, figurinhas, carrinhos).
  3. Dar a criança condições para diferenciar e comparar quantidades. Sugestões de atividades
    1. Contar pedrinhas.
    2. Exercícios com material sensorial, comparando e diferenciando quantidades em termos: mais que, menos que, pouco, muito.
  4. Dar a criança condições para desenvolver as noções de tempo e de espaço e suas respectivas medidas. Sugestões de atividades
    1. Desenhos, colagens,dramatização e conversação dirigida com temas relacionados a: perto/longe; antes/depois; presente, passado e futuro: diferentes horas do dia.
    2. Roda cantada.
    3. Tomada de medidas ( das crianças, de salas, objetos, …; utilizando recursos variados – barbante, pedaços de madeira, …).
  5. Dar a criança condições para identificar na natureza os seres animados e inanimados. Sugestões de atividades
    1. Observar a natureza, identificando os seres animados e inanimados.
    2. Coleta de materiais diversos, seguida de uma adequada classificação.
    3. Conversas, desenhos, recortes, colagens , relativos ao tema.
  6. Dar a criança condições para familiarizar-se com a partes do corpo humano e suas funções. Sugestões de atividades
    1. Desenhos, recortes, estórias, canto.
    2. Apontar e nomear as diferentes partes do corpo humano.

Conhecimento Social

O homem nasce e vive em uma sociedade, a qual dita normas e padrões que dirigem o comportamento humano para uma melhor interação entre os indivíduos que vivem em uma determinada comunidade.

A socialização vem a ser a internalização desses modelos de comportamento padronizados socialmente e ocorre através de interação entre adultos e crianças e das crianças entre si.

Objetivos

  1. Dar à criança condições para identificar a função social da família e os papéis específicos de cada um de seus elementos. Sugestões de atividades
    1. Dramatização.
    2. Desenhos, recortes e colagens referentes ao tema.
  2. Dar à criança condições para conhecer os principais recursos da região. Sugestões de atividades
    1. Conversação orientada.
    2. Dramatização sobre o tema.
  3. Dar à criança condições para identificar as semelhanças e diferenças entre a vida rural e urbana. Sugestões de atividades
    1. Estórias.
    2. Gravuras.
    3. Passeios.
  4. Dar à criança condições para desenvolver melhores práticas de saúde e alimentação. Sugestões de atividades
    1. Estórias.
    2. Gravuras.
    3. Declamação.
    4. Canto.
    5. Formação e manutenção de hortas.

Linguagem e Vocabulário

A linguagem é muito importante no desenvolvimento de uma criança pois constitui a base de toda a comunicação social.

A aquisição de palavras é essencial para a abstração e formação de conceitos e para quase todos os processos de aprendizagem e mentais, como o pensamento, o planejamento, o raciocínio, a atenção, a memória e a capacidade de julgamento.

O desenvolvimento da linguagem inicia-se por volta dos 2 meses de vida da criança, quando esta começa a emitir seus primeiros sons guturais (gorgeios), diferentes do choro.

Aos três meses já pode repetir e modificar os sons que produz.

Aos oito meses, aproximadamente, é capaz de aprender palavras simples como “dá”, “papá”, “mamãe”, etc.

A criança começa a entender a linguagem (a elaborar associações significativas entre as palavras e o que elas representam) no final do primeiro ano e profere a sua primeira palavra, em média, por volta do 1º. Aniversário. No período de 2 a 3 meses que segue à aquisição das primeiras palavras, o progresso da linguagem é lento, pois a criança parece concentrar-se no domínio das capacidades motoras, como andar, e na exploração.

Durante esse período seu vocabulário passa para cerca de 200 palavras. O essencial da estrutura lingüística está estabelecido no final do 2º. ano de vida.

Objetivos

  1. Dar à criança condições para utilizar a linguagem como meio de comunicação. Sugestões de atividades
    1. Conversas informais.
    2. Realização de trabalho em grupo, para que as crianças percebam a importância da comunicação na execução das atividades proposta.
    3. Exercícios de ordem e recados (Pedir para a criança dar ou transmitir ordens ou recados às outras crianças).
  2. Dar à criança condições para desenvolver e ampliar o vocabulário. Sugestões de atividades
    1. ‘Hora da novidade’ A ‘hora da novidade’ tem como objetivo dar à criança oportunidade de expressar-se com clareza e correção. Uma criança é escolhida com antecedência para apresentar a sua novidade”, que poderá ser um objeto, um brinquedo ou um animalzinho de estimação.
    2. Nomear, descrever, dialogar sobre os objetos e situações de CEAPE.
  3. Dar à criança condições para utilizar a linguagem como meio de expressão e ampliação do pensamento. Sugestões de atividades
    1. Estórias elaboradas e verbalizadas pela criança, mediante tema livre ou trazido pela professora.
    2. Conversar orientadas no sentido da criança exprimir verbalmente seus desejos e necessidades.
  4. Dar à criança condições para desenvolver a linguagem abstrata, levando a formação de conceitos. Sugestões de atividades
    1. Pantomima. A pantomima é a dramatização que a criança faz sem dizer palavras. Manifesta o pensamento e as idéias através de gestos, ações e expressão do rosto.

Perceptiva

Sensação é o conhecimento do mundo exterior através dos órgãos dos sentidos isto é, são as impressões que recebemos através da audição, da visão, do olfato, do paladar e do tato.

A percepção vem a ser a discriminação dessas sensações. É a forma como recebemos os estímulos externos e internos. É o resultado de uma excitação nos organismos sensoriais e envolve certa elaboração mental.

As percepções do recém-nascido são, quando comparadas com as do adulto, difusas e desorganizadas. Ainda assim, mesmo nos primeiros 5 meses um bebê é capaz de perceber a profundidade e de distinguir uma figura de fundo, padrões simples e complexos, rostos amigos ou hostis.

Objetivos

  1. Dar à criança condições para desenvolver a percepção sensorial, diferenciando estímulos visuais, sonoros, táteis, gustativos e olfativos. Sugestões de atividades
    1. Identificar objetos, cores, formas, tamanhos, sons, texturas, etc, pesquisando-os no meio ambiente.
    2. Exercício de gravuras com a proposição: ‘se eu estivesse nesse lugar, estaria sentindo …’
    3. Jogos.
      • Exemplos: “Que foi isto?” ou “Discriminação de Cores”
  2. Dar à criança condições para desenvolver a organização e orientação espacial e temporal. Sugestões de atividades
    1. Jogos com ordens para dirigir-se a locais pré-combinados.
      • Exemplo: uma palma corre para a porta (três ordens no máximo).
      • Obs.: As ordens dos jogos devem ser dadas, ora individualmente, ora coletivamente, para que as crianças se acostumem a seguir ordens, também coletivamente.
    2. Jogos com ordens, utilizando os conceitos de: perto/longe; à frente/atrás; dentro/fora; em cima/embaixo; etc.
    3. Roda cantada, ou não, onde as crianças virem ora para a direita, ora para a esquerda.
    4. Organização de filas pelas crianças, seguindo instruções da professora.
    5. Mímica – As crianças representam através de gestos, atividades diárias comuns, relacionadas às diferentes horas do dia.
  3. Dar à criança condições para desenvolver a capacidade de atenção e concentração. Sugestões de atividades
    1. Reprodução e interpretação de estórias.
    2. Exercícios de repetição.
      • Exemplo: repetir sons ou ruídos, de olhos fechados; repetir frases curtas; repetir palavras.
    3. Jogos.
      • Exemplo: ‘Lenço-atrás’

Motora

Deve-se considerar de início que é impossível dissociar o desenvolvimento motor do intelectual, uma vez que ambos estão intimamente ligados. Do ponto de vista evolutivo, nas primeiras etapas, o desenvolvimento motor é o mais flagrante. Este se faz a partir de movimentos globais, maciços e descoordenados, evoluindo para movimentos cada vez mais finos e à aquisição da postura ereta.

O desenvolvimento motor engloba os seguintes aspectos:

  • coordenação motora geral
  • motricidade fina
  • equilíbrio
  • ritmo
  • agilidade, destreza, resistência física
  • esquema corporal.

“A criança que tiver esta integração completa terá muito mais possibilidades de ser ajustada e bem sucedida tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente.”

Objetivos

  1. Dar à criança condições para desenvolver a coordenação motora geral, motricidade fina e equilíbrio. Sugestões de atividades
    • Coordenação Motora Geral:
      1. Exercícios físicos
        • jogos com bola
        • jogos com corda
        • jogos com ordens para assumir diferentes posições
      2. Dramatizações: animais, pessoas andando na lama, na chuva, carregando pacotes leves e pesados, etc.
    • Coordenação Motora Fina:
      1. Exercícios físicos
        • fazer movimentos com as mãos. Com os dedos, com os pés, seguindo orientação da professora
      2. Jogos de encaixe, de empilhar, de enfiar, de construção, quebra-cabeça, etc.
      3. Desenho livre com lápis de cera, giz, vela, lápis de cor e lápis preto (ir reduzindo o tamanho do papel).
      4. Colagens:
        • com recorte a dedo e à tesoura
        • com papéis ou objetos pequenos (grãos de fósforos, etc).
      5. Trabalhos com barro.
    • Equilíbrio:
      1. Andar na linha (linhas curvas, quebradas, sinuosas)
      2. Andar equilibrando coisa
      3. Andar para trás
      4. Atravessar a sala pulando em um pé só.
  2. Dar à criança condições para desenvolver a noção de esquema corporal. Sugestões de atividades
    1. Exercícios com partes do corpo.
    2. Jogos imitativos Exemplo: - Técnica do espelho: - a professora coloca-se à frente das crianças e realiza os movimentos, levando-as a imitá-la.
    3. Contornar o corpo de uma criança com giz na lousa e pedir que se coloque as partes que estão faltando (ex.: boca, orelha, olhos, etc.).
    4. Levar a criança, de olhos fechados, a apontar onde estão localizadas as partes do corpo. (ex.: braço, nariz, joelho, etc.).
  3. Dar à criança condições para desenvolver o ritmo. Sugestões de atividades
    1. Ginástica ritmada
      • com música
      • com palmas
      • com bolas
    2. Espelho Rítmico
      • sentar as crianças no chão em círculo. “Bater um ritmo, repetindo-o várias vezes, até o grupo bater junto.”
    3. Cantos, com gestos imitativos.
  4. Dar à criança condições para desenvolver a agilidade, destreza e resistência física. Sugestões de atividades
    1. Jogos competitivos
      • jogos com bolas.
    2. Brincadeiras ao ar livre.

Expressão Social

Por expressão social entendemos a maneira como a criança se comporta frente a determinadas situações, ou seja, são as atitudes de cada criança no desempenho de atividades isoladas ou de interação.

À medida que a criança vai entrando em contato com as experiências da vida, interagindo com adultos e crianças, vai adquirindo padrões de comportamento, posições e papéis que assumirá frente a sociedade.

Objetivos

  1. Dar à criança condições para sentir-se aceita e compreendida tal como é, nos sentimentos que manifesta (auto-estima). Sugestões de atividades
    1. Pinturas e Desenhos Livres.
    2. Conversas informais.
    3. Dramatização.
  2. Dar à criança condições para realizar novas experiências, de acordo com sua pr´pria vontade (criatividade). Sugestões de atividades
    1. Complementação de frases ou versos.
    2. Atividades livres.
    3. Desenhos, recortes e colagens livres.
  3. Dar à criança condições para tornar-se mais confiante em si mesma, aprendendo a se conduzir (auto-confiança). Sugestões de atividades
    1. Rodízio de responsabilidades que envolvam tarefas individuais de limpeza, ordem, etc. entre as crianças do CEAPE.
    2. Pinturas, desenhos, recortes e colagens livres.
  4. Dar à criança condições para reconhecer a importância da cooperação em situações de grupo. Sugestões de atividades
    1. Tarefas em grupo
      • Pintura, desenho, colagem, quebra-cabeça, etc.
    2. Jogos competitivos em equipes
      • de mesa / ao ar livre.

REFERÊNCIA
publicação recreação criança