
Depoimentos
Carta do Sr José Calazans dos Santos
[Transcrição da carta do Sr José Calazans dos Santos à Dra Clara]{.underline}
[]{.underline}
“Montes Claros, 30 de junho de 1992.
Dra. Clara T. Takaki Brandão
Brasília-DF
Prezada Senhora,
Caiu nas minhas mãos um livrinho de sua autoria – Alternativas Alimentares – 5ª edição, capa verde – que, tenho certeza, só pode ser por obra de Deus.
Trabalho em uma carvoeira, em Januária, distante da sede do município 120 km, portanto no meio do mato. Já tem quase 3 meses que estamos todos comendo segundo manda o livrinho. É inacreditável a melhora que todos estão sentindo. Principalmente os trabalhadores braçais. Estou escrevendo para que a senhora me informe onde comprar mais 2 livrinhos, que é para dar para 2 amigos meus.
Neste livrinho nas páginas 28 a 31, tem uns gráficos muito interessantes sobre a farinha de trigo, farelo de trigo, farelo de arroz, arroz polido, carne de boi, alface, folha de mandioca e leite. Eu gostaria de poder comprar um ou mais livros sobre o assunto, mas livros que tivessem dados iguais sobre outros alimentos. Assim eu poderia calcular melhor quais alimentos seria melhor fazer para a turma comer.
No começo todos ficaram espantados com a comida, mas devagarinho foram aceitando e hoje fazem propaganda dizendo para todo mundo como se deve comer. Eu não quero quebrar esta cadeia psicológica, e quero aumentar o conhecimento deles sobre alimentação. Em qualquer carvoaria a gente come sempre: arroz, feijão, macarrão, e de vez em quando, carne. Com a comida alternativa – aqui no mato tem muita coisa que a gente não comia – todos ficamos mais fortes. Não sei se foi a comida mesmo ou se é a sensação de estarmos mesmo bem. Fizemos uma horta e já temos 14 tipos de verduras, que vai do coentro até abóbora. Ainda não estamos comendo de tudo, porque tem muita coisa que só vamos colher daqui uns dias.
Eu moro em Montes Claros, na rua Dr. Veloso, 1367 – fundos, e estou em casa a cada 15 dias.
Atenciosamente,
José Calazans dos Santos”
DEPOIMENTO
alimentação preparo planejamento