Alimentação
Dieta, crime e violência
Todos devem saber que: a alimentação saudável ou a sua ausência podem mudar o comportamento tanto quanto o álcool ou outras drogas e originar comportamentos criminosos.
Dr. Alexander Schauss, trabalhando no Harlen (Estados Unidos), com viciados em heroína verificou que aqueles que abandonavam os fast-foods, refrigerantes e açúcar branco conseguiam melhorar, enquanto os que mantinham a alimentação não saudável continuavam usando drogas. O exercício físico também foi importante na redução da necessidade de drogas.
Na abordagem dos drogaditos (os que fazem usos de drogas), além dos fatores psicológicos e sócio-econômicos, deve-se valorizar:
- Saúde frágil
- Distúrbios metabólicos (deficiência de micronutrientes, diabetes, hiper ou hipotireoidismo), intoxicação por metais pesados, alergias alimentares
- Alimentação não saudável.
Porque provocam alterações bioquímicas e consequentemente do comportamento.
[Abordagem dietética em portadores de comportamento criminoso: alguns fatos]{.underline}
[]{.underline}
O [alcoolismo]{.underline} é a maior causa de violência do mundo e está acometendo cada vez mais crianças e adolescentes. Em Brasília, é a maior causa de morte em acidentes de trânsito. A causa nutricional é a mais fácil de ser atingida. É uma decisão pessoal e familiar porque todo alcoólatra tem deficiência em vitamina B1 e zinco, que podem ser encontrados em cereais integrais, farelos, folhas verde-escuras, sementes, multimistura, carnes, peixes e ovos. A reposição diária com farelo ou multimistura pode reduzir o alcoolismo, a maior causa de violência do mundo.
Uma dieta rica em nutrientes pode mudar a sua vida e da família se a causa principal do alcoolismo for nutricional: a pessoa para de beber porque se retirou a causa.
Em Ohio, de 318 transgressores, 252 tinham deficiência em vitaminas e precisavam de atenção alimentar. Não ocorreu recidiva após uma dieta saudável.
Família após membros apresentarem distúrbios de comportamento, de aprendizagem, hiperatividade: a dieta tinha muito açúcar branco, refrigerante, alimentos industrializados e refinados como pão branco, macarrão comum. Houve substituição para cereais integrais, mais frutas, verduras e legumes crus. Em 2 meses, ocorreu melhora significativa em toda família.
Os metais pesados como chumbo e o mercúrio, podem provocar alterações na saúde e comportamento. Dietas ricas em minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais provocam a quelação (neutralização) desses metais tóxicos no dia a dia.
A hipoglicemia causada, principalmente, por uma alimentação rica em açúcar refinado pode provocar alterações como tremores, violência, preguiça, cansaço, suor frio, perda de consciência, depressão, hiperatividade, comportamentos anti-sociais.
O cérebro é extremamente sensível a deficiência de glicose. A alimentação com farelos, cereais integrais, vegetais verde-escuros, legumes e frutas e com redução de açúcar, farinha de trigo refinada e refrigerantes, previne e trata a hipoglicemia, a dependência de drogas, intoxicação por metais pesados e deficiência de minerais e vitaminas.
CLARA
alimentação preparo planejamento