Criança para Criança
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Criança para Criança

Criança, seu nome é hoje. - Gabriela Mistral

A criança não espera e não esquece uma promessa de adulto. Coloca em prática o que aprende no mesmo dia. Podemos trabalhar esse potencial ensinando o básico necessário em saúde, alimentação, nutrição, estimulação da criança menor, e assim estaremos formando pais, profissionais e políticos conscientes.

Em todo o mundo, as civilizações já têm essa vivência desde sempre: a criança maior ensina a menor – o educador presente e atento da hora do despertar até o dormir de forma prazerosa. Brinca educando e educa brincando. Responde os intermináveis porquês.

1979 - Ano Internacional da Criança.

Nesse ano o Unicef, para maximizar essa prática universal, reúne no Instituto da Criança de Londres um grupo de técnicos de várias partes do mundo.

Em Santarém, no Pará, 390 crianças desnutridas passavam o dia com as monitoras e a presença do irmão maior que vinha trazer e ficava por algumas horas e nas férias o dia todo.

Elaboramos um treinamento, com os seguintes conteúdos:

  • Ações básicas de saúde e nutrição: curva de crescimento e desenvolvimento, calendário de vacinação, importância do aleitamento materno e pré-natal, soro caseiro, etc.

  • Higiene do corpo, da boca e do meio ambiente.

  • Recreação: cantigas de roda e de ninar, jogos, passeios pelos arredores com coleta de plantas (tamanho, cheiro, forma das folhas, flores, etc.), pedras, ossos, sucata e a criação dos cantinhos: - da comida, do remédio, das formas, enfim, dos 5 sentidos.

  • Folclore: as celebrações do povo (arte, cerâmica, pintura, danças, comidas típicas).

  • Primeiros socorros: soro caseiro, chás para cólica, diarréia, catarro.

  • Horta perene: conhecer, valorizar e usar os matos comestíveis.

  • Nutrição: cozinhar o básico com alto valor nutritivo, baixo custo, paladar regionalizado e preparo rápido, tabus alimentares: causas e consequências.

  • Atividade física: dança, caminhada, limpeza de todo ambiente, gincana.

  • Oficinas de criatividade: confecção de brinquedos e material didático e instrumentos musicais, uso do material pedagógico disponível, criação de cardápios, aprender a contar estórias.

  • Utilização do Plano Rotativo de Recreação Orientada.

  • Cultura popular: a riqueza da nossa gente.

Penso nisso:

  • Você consegue cantar uma cantiga de roda inteira, inclusive com toda a mímica que a acompanha?

  • Você se lembra de um prato típico, relacionado a uma festa de sua infância, seus ingredientes e modo de preparo, com aquele gosto de infância?

  • O que você pode ensinar para as crianças de sua casa ou comunidade dentro dos temas descritos?

  • Há possibilidade de a escola abrir nos finais de semana e receber os alunos e seus irmãos pequenos?

Observe que este programa instrumentaliza a criança maior para que possa, de fato, estimular os irmãos menores.

Referências:

CLARA
alimentação preparo criança