Introdução

Atualmente, o que faz o mundo mudar é a informação mais do que o dinheiro. A velocidade e o volume de informações produzidas tornam impossível acompanhar as diversas áreas do conhecimento. São veiculadas através do rádio, televisão, internet, jornais e revistas de instituições públicas ou privadas.
Os apelos dos meios de comunicação aos cinco sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato) são imensos na área de alimentação e nutrição, principalmente de produtos industrializados.
A “verdade científica” de ontem pode não mais valer hoje. A partir de aparelhos e técnicas mais avançadas, os pesquisadores chegam a “outras verdades” a todo instante. Um exemplo é a questão do ovo versus o colesterol.
O mercado de alimentos, sementes e medicamentos está cada vez mais na mão de pouquíssimas empresas. Uma alimentação processada, pobre em nutrientes, rica artificialmente em cores, aromas, sabores, embalagens, aditivos químicos, agrotóxicos, metais pesados, radiação, etc. está ao nosso dispor por 24 horas em supermercados e até em postos de gasolina.
Podemos comprar tudo em cartões de crédito oferecidos por bancos, supermercados e financeiras. Para aproveitar ofertas, muitas pessoas usam, inclusive, cartões emprestados. Esquecem-se de que tudo será cobrado na fatura. No caso de pagamento com atraso, são cobrados juros extorsivos em cima de juros, o que gera um endividamento sem fim. O barato sai caro e muita coisa desnecessária é comprada e até prejudiciais à saúde.
Todo consumidor precisa buscar sempre o melhor para a sua alimentação e saúde. Neste manual, você vai conhecer maneiras de aproveitar alimentos integralmente, durante toda a safra, como, por exemplo, modos de consumir um fruto verde até técnicas para armazená-lo, mesmo após maduro, para um período de escassez, o que garante a qualidade sem aumentar os custos e reduz desperdícios.
A natureza é muito pródiga. O Brasil tem solo, clima, vegetação e terras abundantes. Precisamos conhecer toda a potencialidade disponível e dizer, como o “caboclo da Amazônia”: “O maior ganho para toda a família é o que a gente come sem ter que comprar. Durante a safra de frutos ninguém pega gripe ou tosse.”
Reflexão: Todos os nossos biomas (cerrado, caatinga, pantanal, matas Amazônica e Atlântica), terrenos públicos ou baldios e praças podem ser aproveitados racionalmente. Principalmente nossos quintais e muros, sobre os quais podemos decidir, porque nos darão a garantia do melhor e mais seguro plano de saúde e nutrição.